jueves, 14 de junio de 2012

RISCO DE MANIPULAÇÃO NO EURO




Algo de muito grave, teoricamente, pode ocorrer neste 17 de junho, quando se definem os classificados do grupo B do Campeonato Europeu. Se a Alemanha e a Dinamarca quiserem estar garantidas nos quartos-de-finais e forem anti-éticas, basta que combinem um resultado.
Em razão do critério de desempate, qualquer vitória da Dinamarca à Alemanha por diferença de um golo, com placar igual ou superior a 3-2 (4-3; 5-4...) faz com que, independentemente do que ocorra no Portugal-Holanda, as duas equipas estejam apuradas para a próxima fase do Euro.
Segundo o regulamento, o primeiro critério de desempate é o confronto direto. Em caso de empate entre três equipas, é a somatória de pontos entre as equipas empatadas. A persistir o empate, o critério é a diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas. Mantendo-se o empate entre as equipas, vem o número de golos marcados nos jogos entre elas. Se o empate seguir, mas somente entre duas equipas, então, valerá apenas o jogo entre estas duas equipas.
Ainda que Portugal goleasse a Holanda por 10-0, todo seu esforço seria em vão em caso de um arranjo entre Dinamarca e Alemanha. Um 3-2 para a Dinamarca faria com que a Dinamarca ficasse em primeiro por ter mais golos nos jogos entre os empatados, cinco, contra três de Portugal e da Alemanha. Nesta situação, o apuramento como segunda do grupo seria da Alemanha, por esta ter vencido Portugal (1-0). Um 4-3, um 5-4, e assim por diante, também deixaria a Dinamarca em primeiro, por ter feito mais golos e a Alemanha em segunda por ter sido a segunda com mais golos nos confrontos evolvendo Dinamarca, Alemanha e Portugal.
Este risco existe em razão, principalmente, do regulamento do torneio, que prima o confronto direto para os casos de empate. Como os resultados dos jogos contra as equipas que não estão empatadas não são tidos em conta, é muito mais fácil haver um acerto antidesportivo entre duas equipas na partida final da fase de grupos. 
Se o critério de desempate fosse o do Campeonato do Mundo, seria mais improvável o acerto antidesportivo. Na principal competição do desporto-rei é a diferença de golos no total de jogos o primeiro critério de desempate, seguida dos golos marcados também no total de jogos. Só depois vem o confronto direto. Se este fosse o critério no Euro, seria impensável um acerto entre Dinamarca e Alemanha, pois a diferença e a quantidade de golos duma hipotética vitória de Portugal contra a Holanda seria também fulcral para a definição dos classificados.
Este critério não é usado apenas no Euro. Também se utiliza em outras competições organizadas pela a UEFA, como a Liga dos Campeões e a Liga Europa nas suas respectivas fases de grupo.
Oxalá, Dinamarca e Alemanha não inveredem pela desonestidade para estarem com suas vagas asseguradas. Entretanto, terão via livre para a classificação por meio da manipulação de sua partida, graças a este tão mau critério de desempate do Euro.

No hay comentarios: