martes, 14 de diciembre de 2010

HOMOLOGAR A TAÇA DO BRASIL COMO CAMPEONATO BRASILEIRO É UM DISPARATE

Se for verdade a informação do Jornal Nacional que a CBF irá considerar a Taça do Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, vulgo Robertão, com o mesmo peso do Campeonato Brasileiro estaremos perante de uma tremenda monstruosidade da entidade que (des)organiza o esporte-rei em Terras de Vera Cruz.

Não pela parte que toca o “Robertão”, que tinha praticamente o mesmo caráter do Campeonato Brasileiro tal como conhecemos.

O problema passa pela Taça do Brasil, que em razão da sua natureza discriminatória (em que só entravam os campeões estaduais dos anos anteriores), distingue-se do padrão de um campeonato nacional em que podem jogar diversas equipes de um mesmo Estado, sem ou não classificação previa de um outro campeonato.

A Taça do Brasil deveria ser homologada à atual Copa do Brasil (que teria, na verdade, que chamar-se Taça do Brasil, pois o vocábulo copa como sinônimo de taça não existe no português, só no castelhano). As duas disputas são semelhantes em sua forma de disputa, embora a Copa do Brasil seja muito mais aberta do que fora a Taça do Brasil.

Argumentar como o fazem muitos ignorantes – no momento, a raiva e a indignação não me poupam adjetivos – que a Taça do Brasil deve valer como Campeonato Brasileiro, pois era a única competição nacional da época, é desconhecer o resto do mundo, mais concretamente alguns países, como Inglaterra, Espanha e Portugal, em que as respectivas taças nacionais antecederam os campeonatos nacionais e nem por isso aquelas são consideradas campeonatos nacionais.

Se a mídia esportiva brasileira fosse séria não daria relevância a esta possível decisão da CBF. Já que às vezes o oficial merece a lata do lixo – mas pouco se pode esperar de uma mídia que muitas vezes também merece a lata do lixo.

No hay comentarios: